Descanse por 20 minutos!

Descanse por 20 minutos!

Porque descansar e relaxar são tão importantes

Você sabia que há estudos recentes mostrando que tirar uma soneca de 20 minutos (ou um relaxamento profundo, um Yoga Nidra ou alguma outra prática similar, um “non-sleep rest state”) melhora sua neuroplasticidade e seu desempenho sensório motor?

É claro que a gente já sabe que descansar faz bem, e que a privação de sono causa a deterioração do desempenho motor e neurocognitivo e envolve mudanças em vários níveis sistêmicos.

Mas o que mais me interessou foi esse marco dos 20 minutos e a inclusão dos “non-sleep rest states” (estados de descanso sem que seja de sono, numa tradução minha tosca).

Faz todo sentido inclusive quando a gente analisa os ciclos do sono.

E pensando no nosso presente, agora, como estamos precisando disso para nos manter nos eixos físico e emocionalmente, não é?

Então vai meu convite: DESCANSE. Tira aquela soneca de 20 minutos, jogue-se na rede, no chão, o que for, mas descanse. A gente precisa mesmo.

GESTANTES e PUÉRPERAS então… Largue o email não respondido, a roupa no varal, as preocupações que martelam na sua cabeça, a leitura deste texto (que fiz curto de propósito) e DESCANSE. 20 minutos. 

E se quiser iniciar com um relaxamento guiado, gravei uma prática aqui.

Algumas fontes:

Andrew Huberman – HubermanLab

Adult Gross Motor Learning and Sleep: Is There a Mutual Benefit? (https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6110005/)

posts relacionados

Últimos posts